Número de mães investidoras em previdência cresce 35,9% em três anos

Atualmente, o ramo de previdência privada da BB Seguros tem cerca de 637 mil clientes mulheres com filhos

Ângela Assis

Levantamento interno da Brasilprev, empresa de previdência privada da holding BB Seguros, revela um movimento significativo na sua base: o público feminino atingiu 1,3 milhão de clientes em 2025, um crescimento de 6,1% nos últimos três anos; ritmo quase quatro vezes maior que o aumento no número de homens no mesmo período (1,6%). Com isso, elas passaram a representar 50% do total de clientes da empresa.

Dentre essas mulheres, 637 mil possuem beneficiários cadastrados como filhos, um salto de 35,9% desde 2022, e acumulam R$ 119,3 bilhões investidos; uma alta de 63,8% no mesmo período. Ou seja, são mães que estão investindo não só nos seus próprios futuros, bem como priorizando a segurança das próximas gerações. O crescimento do volume financeiro delas supera até mesmo o das mulheres em geral, em 37,7%.

Perfil das mães investidoras

  • Idade: A maior concentração está entre 41 e 60 anos (34%), seguida por 61 a 80 anos (28%) e 21 a 40 anos (24%).
  • Objetivo: entre aquelas que declaram ter um propósito definido para seus investimentos, 28,8% citam ter foco na aposentadoria, 36,9% em reserva emergencial, 19,4% no futuro dos filhos, 7,4% em sucessão e 7,3% em aquisição de bens.
  • Perfil de risco: 61,4% são conservadoras ou moderadas, refletindo uma busca por segurança.

O número de novas clientes nesse perfil explodiu: em 2025, 41,2% tinham até 5 anos de plano (ante 20,7% em 2023). Além disso, os planos Júnior cresceram 19,3%, atingindo 215 mil contratos.

“Esses dados refletem uma mudança comportamental e cultural. As mulheres estão puxando para si a responsabilidade do planejamento financeiro familiar, com foco no crescimento pessoal e na proteção de seus dependentes”, comenta Ângela Assis, presidente da Brasilprev. ” Elas estão enxergando as vantagens do produto de previdência não só como uma poupança, mas sim como um legado de segurança para os filhos”, conclui.

Revista Cobertura desde 1991 levando informação aos profissionais do mercado de seguros.

Anuncie

Entre em contato e descubra as opções de anúncios que a Revista Cobertura pode te oferecer.

Eventos

Próximos Eventos

Mais lidas da semana

Mais lidas