6 em cada 10 brasileiros nunca contrataram seguro de vida, revela pesquisa da meutudo

Levantamento feito com mais de 6 mil pessoas aponta que desinformação é a principal barreira para adesão do serviço

Uma pesquisa realizada pela fintech meutudo com 6,5 mil brasileiros revelou que o seguro de vida ainda é um produto pouco conhecido no país. Segundo o levantamento, 40% dos entrevistados nunca ouviram falar sobre o tema, enquanto 9% afirmam ter escutado algo, mas não saber ao certo como funciona.

O desconhecimento impacta diretamente a adesão: 62% dos respondentes nunca contrataram seguro de vida. Apenas 31% possuem apólice ativa e 8% já tiveram o serviço, mas cancelaram. Quando questionados sobre os benefícios, mais de um terço declarou não enxergar vantagens no produto.

Sobre a intenção de contratar nos próximos 12 meses, 41% disseram estar em dúvida e 33% não demonstraram interesse. Apenas 17% afirmaram que pretendem contratar, enquanto 9% condicionaram a decisão ao valor e às coberturas oferecidas.

Para Marco Feitoza, Head de Seguros na meutudo, os dados reforçam os desafios estruturais ligados à educação financeira e à inclusão securitária no país.

“Embora o seguro de vida seja um instrumento consolidado em mercados mais maduros, no Brasil ele ainda enfrenta barreiras culturais e informacionais. Acreditamos que a tecnologia pode ser uma aliada poderosa para mudar isso. Com um produto acessível e contratação digital, queremos desmistificar o seguro de vida e mostrar como ele pode proteger financeiramente milhares de famílias”, afirma.

Diante desse cenário, a fintech especializada em crédito consignado acaba de lançar um seguro de vida 100% digital em parceria com a Icatu Seguros. Os planos têm mensalidades a partir de R$ 6,23 e oferecem coberturas para morte natural ou acidental, invalidez total por acidente, diárias por internação hospitalar por acidentes e assistência funeral.

A iniciativa marca a entrada da meutudo no setor de seguros com foco em soluções acessíveis, especialmente voltadas a trabalhadores autônomos, celetistas e informais — grupos tradicionalmente fora do radar das seguradoras tradicionais.

Revista Cobertura desde 1991 levando informação aos profissionais do mercado de seguros.

Anuncie

Entre em contato e descubra as opções de anúncios que a Revista Cobertura pode te oferecer.

Eventos

Próximos Eventos

Mais lidas da semana

Mais lidas