Alba Seguradora se posiciona ao lado das assessorias para auxiliar o corretor a ampliar o leque de proteções ao segurado. “Queremos estar muito próximo das assessorias, com estrutura e capacitação das equipes”, diz Solon Barretto

Companhia de atuação nacional, a Alba Seguradora decidiu manter a sua matriz em Salvador (BA), seguindo o propósito de manter um olhar estratégico para a região Nordeste.
“Estruturamos uma operação forte para o Nordeste, juntamente a São Paulo, onde mantemos um extensão da matriz com um escritório no Edifício Itália. Na retomada, tivemos esses dois polos iniciais”, conta Solon Barretto, VP Comercial e UX da Alba Seguradora.
A retomada das operações à qual Barretto se refere ocorreu em 2022, quando a Companhia de Seguros Aliança da Bahia anunciou a sua nova marca: Alba Seguradora.
“Decidimos que a companhia volta ao mercado com o objetivo de democratizar o acesso do brasileiro ao seguro. Optamos pela estratégia de massificação com produtos que atendam grande parte das necessidades da população”, explica.
A Alba possui um portfólio focado nos compreensivos de danos (Residencial e Empresarial) e na carteira de seguros de pessoas, com os seguros de Vida e Acidentes Pessoais individual e o Capital Global.
“O Residencial é o produto que melhor traduz a massificação. Todo mundo mora em uma casa, seja própria ou alugada”, comenta o VP.
A seguradora também distribui os produtos por meio de parceiros varejistas. “Optamos por distribuir o Garantia Estendida, o Prestamista, o AP com sorteio em série fechada, entre outros produtos voltados para a proteção desse público com produtos massificados”.
As assessorias
Diante do desafio da expansão nacional, a companhia decidiu apostar na capilaridade das assessorias.
“As assessorias são um fenômeno no mercado brasileiro. Definimos os polos e estamos focados nas assessorias do Norte e Nordeste, Sudeste, principalmente na capital de São Paulo, e no Centro-Oeste, pois são regiões que escolhemos também para democratizar o acesso aos seguros. Em todas elas, contamos com as Aconsegs como aliadas”, esclarece.
O desenho da parceria com as assessorias seguiu um modelo híbrido de gestão. A companhia, que já tinha as estruturas das filiais com os comerciais, contratou Miriam Perra, que iniciou todo o trabalho e estruturou o canal assessoria. “Poucos meses depois do início dela, mudamos o nosso modelo para híbrido, em que temos toda a estrutura comercial montada para o atendimento às assessorias”.
Hoje são 26 assessorias cadastradas na Alba, sendo 19 já em operação distribuídas em oito em São Paulo, seis no Nordeste e cinco no Centro-Oeste.
“Escolhemos assessorias em destaque em cada região. A nossa estratégia é apoiar a assessoria para que ela possa cumprir a sua missão, que é apoiar o corretor. Queremos estar ao lado da assessoria no momento de atender o corretor. Temos a característica de abraçar as causas”.
Segundo ele, a grande aliança da companhia é com o corretor de seguros. “Voltamos para o mercado confiando nesse canal extremamente resiliente e competente e é com ele que conseguimos superar os nossos objetivos. O papel das assessorias é extremamente relevante. Para o mercado de seguros, a assessoria cumpre o papel de turbinar o corretor para atender a sua clientela de forma mais ampla. Muitas vezes, o corretor é especializado no Automóvel, mas o cliente tem inúmeras outras necessidades de proteção. Uma assessoria consegue apoiar o corretor a oferecer proteções para proteger famílias e empresas de forma mais ampla”.
Por meio do canal assessorias, a Alba tem obtido destaque com o compreensivo empresarial e os coletivos de vida. Tanto é que, na produção do compreensivo empresarial, a companhia obteve crescimento na ordem de 400%.
“Entendemos que, nessa retomada, temos que crescer a passos de startup, com saltos nos primeiros anos e estamos muito empenhados em fazer isso acontecer”.
O VP destaca que, hoje, a companhia está consolidando a operação que atingiu o tamanho da expectativa. “Estamos no terceiro ano da companhia, totalmente dentro da expectativa do nosso plano de negócios, em todas as linhas: vendas, despesas e resultados. Isso nos enche de confiança e otimismo para a superação dos objetivos seguintes”.
Novidades
“Hoje, o Nordeste é responsável por 40% da produção da companhia. Estamos expandindo.
Nosso empenho é que a região seja sempre muito importante para nós. Nosso olhar é muito forte para a região Nordeste. Queremos contar com esses aliados na nossa operação na região”.
No entanto, Barretto, que morou em Belém (PA), mantém um olhar para a região Norte, principalmente Belém e Manaus (AM), pois a Alba também vê potencial na região.
Entre as novidades da Alba está a parceria com uma MGA para distribuir RD Equipamentos, Benfeitorias e Penhor Rural.
Outra novidade anunciada por Barretto é o início da operação, em agosto, da área de Property com a capacidade de R$ 100 milhões. “Além da massificação, atendemos necessidades específicas. Tivemos um olhar para o agronegócio com os equipamentos de benfeitorias e penhor rural e também o Property”.
Já nos coletivos de vida, a companhia desenvolve um portfólio, em que o capital global é muito diferenciado do mercado porque, conforme Barretto, tem inteligência embarcada na precificação. “Ele tem um sorteio para a empresa, que chamamos de 13º e que possibilita à empresa associada ter um valor próximo ao valor de uma folha salarial e, ao ser contemplada, ela tem o valor para quitar o 13º. Também tem um funeral ampliado, algo raro no mercado de seguros”, compartilha.
Campanha de vendas
A primeira campanha de vendas para os parceiros da Alba foi lançada em 2023 e entregue em 2024 e contemplou uma experiência única no Carnaval em Salvador (BA). “Para este ano, vamos incrementar e trazer um algo a mais em relação à campanha do ano anterior”, antecipa Barretto.
A segunda edição também vai envolver todos os parceiros em 2025 e terá categorias de corretores, assessorias e representantes, além dos corretores da MGA.
“Reconhecemos os esforços de todos os parceiros de negócios. Escolhemos fazer a segunda edição com o mesmo mote, que é a experiência diferenciada na maior festa popular do mundo, que é o Carnaval de Salvador. Por sermos uma seguradora do Nordeste, da Bahia, estamos trazendo nossos parceiros do Brasil inteiro para um lugar onde o mundo inteiro quer estar”.
Histórico de 155 anos e espírito jovem
A Alba Seguradora é a nova marca da Companhia de Seguros Aliança da Bahia fundada em 1870, em Salvador (BA). Com modernidade e o lastro histórico do grupo, a seguradora é autointitulada como uma startup de 155 anos.
“Temos um grande orgulho dessa história. A companhia possui marcos que impactaram o mercado brasileiro, como a emissão da primeira apólice de Risco Operacional do País, que garantiu a obra de Itaipu, que foi a maior obra de infraestrutura da América Latina, e inovou com a apólice de All Risks, em 1978. Temos uma imensa responsabilidade pelo tempo presente e o que vem pela frente. Há conexão entre toda a história da Alba e a decisão da retomada pelo acionista majoritário e o grupo Aliança. Por isso, nos intitulamos como uma startup de 155 anos. Temos um grande orgulho dessa história, que nos referência a ser uma startup com grande propósito de continuidade dessa história. O fato de sermos no Grupo Aliança nos dá o reforço de solidez, que é fundamental para uma companhia de seguros”, conclui Barretto.