Erros no faturamento hospitalar podem custam milhões

Solução brasileira acelerou o recebimento de R$ 107 milhões em contas médicas em apenas 8 meses

Solução brasileira evita perdas de R$ 107 milhões em contas médicas em apenas 8 meses
Solução brasileira evita perdas de R$ 107 milhões em contas médicas em apenas 8 meses

Nos corredores administrativos dos hospitais, longe das salas de cirurgia e UTIs, existe um problema antigo que custa caro: o processamento manual de contas médicas. Em um ambiente onde o tempo vale vidas e os erros custam milhões, o setor financeiro se tornou um dos principais gargalos da saúde brasileira.

“Tradicionalmente, o processamento dessas contas é manual, demorado e sujeito a erros. Cada falha ou informação incompleta pode resultar em glosas, ou seja, valores que os hospitais podem demorar a receber”, explica Gilson França, CEO da Weega Technologies.

A empresa paranaense, especializada em automação para o setor médico-hospitalar, desenvolveu o Yantra BOT. Trata-se de uma ferramenta que processa milhares de contas hospitalares em tempo recorde, reduzindo drasticamente o risco de glosas.

“O impacto financeiro é direto. Automatizar o faturamento significa evitar glosas e sustentar um fluxo de caixa mais saudável. No fim do dia, isso é o que pode garantir a continuidade de muitos hospitais”, afirma.

Entre julho de 2023 e julho de 2024, o robô de faturamento Yantra BOT processou 115.671 contas hospitalares, totalizando R$62 milhões. A média já demonstrava o potencial da ferramenta, mas os números mais impressionantes vieram de lá pra cá: a solução alcançou 296.477 contas processadas. Em apenas oito meses, R$107 milhões foram validados durante o processamento do faturamento, elevando o total desde julho de 2023 para R$169 milhões, com 412.148 contas hospitalares processadas no período.

“Estamos falando de um departamento onde erros representam prejuízos diretos. Por isso, o acompanhamento é contínuo, e o ganho financeiro com a automação é brutal”, destaca.

O Yantra BOT funciona como uma aplicação que valida, processa e fecha contas médicas “O processo que antes levava até 21 dias, agora é feito em apenas 14 horas. O fechamento de cada conta, que antes exigia até 10 minutos de um humano, hoje é feita em menos de um minuto pela solução”, explica Philipe Nascimento, CTO de ERP/IN da Weega Technologies.

O movimento de transformação digital na saúde segue acelerado. Segundo levantamento do Distrito, em parceria com a ABSS (Associação Brasileira de Startups de Saúde), o mercado de health techs na América Latina cresceu 37,6% em 2024, movimentando US$ 253,7 milhões, com o Brasil à frente.

O país lidera esse mercado, concentrando 64,8% das startups de saúde. Esse crescimento mostra uma tendência dos investidores de priorizarem empresas mais maduras e com soluções inovadoras, especialmente aquelas que aplicam inteligência artificial e oferecem modelos de negócios escaláveis.

“Em um setor que enfrenta pressões de margem e aumento constante nos custos operacionais, o uso da tecnologia no coração financeiro das instituições já não é uma vantagem competitiva, é uma questão de sobrevivência”, destaca Nascimento.

França finaliza: “O Yantra BOT exemplifica como a tecnologia pode ser decisiva não apenas para garantir eficiência, mas para sustentar a saúde financeira dessas instituições. Além disso, a solução funciona exclusivamente integrada ao Tasy, sistema de gestão hospitalar amplamente utilizado por instituições privadas, e, por isso, não é aplicada em atendimentos via SUS”.

Julho/2023 a Julho/2024

Total de contas processadas: 115.671
Representando: R$ 62 milhões

  • Ambulatorial: 19% – R$ 1.724.046,92
  • Externo (exames): 47% – R$ 11.076.310,69
  • Pronto Atendimento: 31% – R$ 6.901.361,25
  • Internado: 3% – R$ 41.780.623,25

Agosto/2024 a Março/2025

Total de contas processadas: 296.477
Representando: R$ 107 milhões

  • Ambulatorial: 18% – R$ 3.211.173,97
  • Externo (exames): 46% – R$ 36.895.167,14
  • Pronto Atendimento: 33% – R$ 30.550.643,08
  • Internado: 3% – R$ 88.505.631,13

Fonte: Engenharia de Comunicação

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