Profissionais que almejam ganhar tempo e ter estrutura para crescer podem contar com o apoio da Parcer, gestora de seguros criada para trazer soluções aos desafios dos corretores
Carol Rodrigues
Falta de tempo para vendas, ausência de acesso a todas as seguradoras, dificuldades com ramos desconhecidos, sucessão e terceirização de carteiras. Essas são algumas dores comuns dos corretores de seguros.
A partir desse diagnóstico e de uma análise da vivência direta dos desafios enfrentados pelos profissionais, nasceu a Parcer Seguros, uma empresa gestora de seguros que oferece soluções operacionais e comerciais para corretores de seguros.
Quem lidera a Parcer Seguros é Pedro Cézar, profissional com 15 anos de experiência na área comercial e no atendimento ao canal corretor. Sócio-fundador da empresa, Cézar acompanhou durante anos a angústia dos corretores e o sufocamento causado pela área operacional que impacta a atividade comercial dos profissionais.

“A ideia nasceu da percepção de que muitos corretores estavam sobrecarregados com tarefas operacionais, sem tempo para vender ou crescer. Assim, criamos uma estrutura para ser parceira do corretor, assumindo essas demandas e permitindo que ele foque no que realmente importa: a prospecção e o relacionamento com o cliente”, conta o sócio-fundador da Parcer Seguros.
A Parcer nasceu em setembro de 2023, está sediada em Brasília (DF) e, hoje, sua atuação é nacional. A equipe de apoio remoto da empresa já oferece atendimento aos corretores nos estados de São Paulo, Ceará, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás.
Transformar e potencializar corretores de seguros é o propósito da empresa. A transformação pode ser feita, conforme o fundador, a partir da mudança de rotina do corretor, liberando tempo e melhorando sua qualidade de vida.
“Já potencializar é ajudá-lo a vender mais e expandir sua carteira com apoio operacional e comercial, acesso a um portfólio robusto e uma estrutura tecnológica sem custo”, explica.
A dor do corretor tem solução?
Segundo Cézar, as dores dos corretores de seguros têm solução. Para tanto, a Parcer Seguros mapeou as principais dores dos profissionais, e criou soluções específicas para cada uma. “As soluções incluem tecnologia, equipe dedicada e processos operacionais bem estruturados”, reforça.
Voltada tanto para corretores iniciantes quanto experientes, para aderir à Parcer Seguros, o corretor precisa ter uma carteira mínima de 30 apólices mensais. Ele pode optar pelo plano de gestão ou pelo plano que contempla gestão e vendas. “Os repasses variam conforme o plano, pois o corretor pode optar pelo plano de gestão ou o plano completo, que contempla gestão e comercial”, destaca Cézar.
Atuando em duas frentes, para os corretores iniciantes e os já experientes, a Parcer destaca o apoio para os diferentes desafios de cada perfil.
Aos corretores iniciantes, por exemplo, o desafio é maior. Afinal, muitas corretoras exigem produção mínima para cadastrar os profissionais que, quando são cadastrados, são alocados no suporte online, que não é eficiente.
Outros pontos desafiadores para o corretor em estágio inicial são a parte operacional e dos sistemas, pois tanto o multicálculo como o gestor são custos, e a expertise em produtos, que nem sempre o corretor sabe vender todos.
Já aos profissionais consolidados, os desafios incluem a mudança de nicho da corretora, pois os corretores que possuem muito tempo de carreira já conhecem quais são os produtos e nichos que trazem maior rentabilidade e, por isso, resolvem mudar.
Como esses corretores ainda não possuem uma corretora autogerenciável, não conseguem se desconectar da corretora.
A Parcer observa que muitos corretores, embora consolidados, não possuem uma equipe.
Fazem tudo sozinhos e, por isso, o operacional os atrapalha a ter uma qualidade de vida quanto a prospectar novas vendas. Outro ponto importante é a aposentadoria, já que alguns corretores não conseguem se aposentar, justamente por não possuírem um sucessor na corretora.
A proposta da Parcer Seguros é que, conforme faz a gestão dos processos, o corretor pode ficar mais focado em aumentar o seu faturamento.
Como diferencial, a Parcer Seguros oferece gestão completa do pós-venda (propostas, inadimplência, sinistros), acesso a mais de 65 seguradoras, apoio de gerente comercial com treinamentos e visitas, multicálculo e sistema de gestão gratuitos, aplicativo do corretor.
Além disso, há também a solução de sucessão com pagamento vitalício de comissões e preservação da identidade da corretora, mesmo com a terceirização das operações.
Na parte da gestão operacional, a Parcer Seguros acompanha as emissões, controla as parcelas pendentes e acompanha os sinistros.
“O ganho da Parcer vem da participação sobre a comissão das apólices administradas. O percentual é correspondente ao plano escolhido pelo corretor”, explica o sócio-fundador.
A Parcer Seguros pretende facilitar o dia a dia dos corretores de seguros ao assumir toda a parte operacional para liberar o corretor de tarefas burocráticas e repetitivas, oferecendo suporte comercial, ferramentas tecnológicas e estratégias de vendas prontas para implementação. “Assim, o corretor ganha tempo e estrutura para crescer”, reforça Cézar.
Ainda entre os benefícios estão relatórios diários, semanais e mensais, diário do cliente, multicálculo/gestor, loja digital (com link e QR code), aplicativo do corretor e painel de negócios (CRM).
Vale destacar que os corretores sob o guarda-chuva da Parcer mantêm a identidade visual da corretora e seguem com o contato direto com o cliente.
A meta da Parcer é encerrar 2025 com R$14 milhões em prêmios emitidos e iniciar 2026 com 50 corretores na base. Já para 2030, conforme Cezar, o objetivo é alcançar 250 corretores com uma produção anual de R$ 120 milhões em prêmios.
Conteúdo da edição de julho (277) da Revista Cobertura