Para alavancar a operação no Brasil, a companhia possui uma série de iniciativas, dentre elas a reestruturação do atendimento comercial para atender o corretor de acordo com a perfilação, oferta de seguros inclusivos, além da adaptação de produtos dentro da agenda de sustentabilidade
Da Roda Rico à loja de souvenirs, ambos localizados no Parque Villa-Lobos, em São Paulo, a AXA mostra para o cliente que a seguradora é uma opção completa de proteção para diversos riscos e necessidades. Dessa forma, a companhia, que encerrou 2024 com cerca de R$ 2 bilhões de faturamento, cerca de 600 colaboradores, 3,2 mil corretores ativos e mais de 3 milhões de clientes, quer intensificar mais o ritmo da sua atuação nos próximos anos da sua operação no Brasil.
Quem está à frente da estratégia de crescimento da companhia é Luciano Calheiros, vice-presidente Comercial, Marketing e Experiência do Cliente da AXA no Brasil.
Recém-chegado à companhia, Calheiros tem como desafio tornar a operação brasileira a maior da América Latina dentro do Grupo.
Em 2024, as frentes que se destacaram na companhia foram P&C, com 18% de crescimento, Massificados com 13% e Vida com 45%.
“O portfólio de produtos é bastante equilibrado e vem crescendo de forma consistente no Brasil. Começamos uma estratégia de massificação dos nossos produtos. Em P&C, tratamos dos negócios corporativos para pequenas e médias empresas”.
Para alavancar a operação no Brasil, a companhia possui uma série de iniciativas. Os pilares estratégicos da companhia para 2023-2027 incluem a AXA Verde para acelerar a agenda de sustentabilidade, a oferta de seguros inclusivos e a digitalização e massificação da jornada de vendas.
Segundo Calheiros, a companhia trabalha no desenvolvimento de um novo portal, que funcionará como um hub para os corretores, pois vai além da digitalização de produtos.
Outra ação importante é a revisão do portfólio para novas coberturas e criação de produtos que tenham o selo verde. Um exemplo é o seguro de Energia, cujo clausulado foi revisado para garantir a inclusão de questões como solar, limpeza, gerenciamento de risco, que possa atrelar o produto verde para clientes da área de geração de energia.
No quesito seguros inclusivos, a companhia tem como propósito garantir que clientes desatendidos tenham acesso à proteção securitária. “A AXA EssentiALL é uma iniciativa global que coloca o seguro inclusivo no centro da estratégia #UnlockTheFuture 2024-2026. Temos uma oportunidade grande de incluir novos consumidores no mercado de seguros”, ressalta o VP.

Canais de atendimento perfilados
Um ponto importante foi a reorganização do atendimento comercial da seguradora. “A organização geográfica existia com as filiais, mas tínhamos perfis diferentes de corretores na mesma região que não eram atendidos da mesma forma. Hoje, continuamos com a presença com as filiais, mas reorganizamos a nossa área comercial em função do perfil do corretor”, explica Calheiros.
Os atendimentos estão segmentados por corporate consultivo, mega brokers, parcerias EssentiALL e canais especiais. “Com isso, conseguimos dar o tratamento e oferecer soluções para cada um dos perfis com uma equipe de atendimento que entenda de cada um”, analisa.
O corporate consultivo é dedicado para corretores especializados e possui negócios em empresas de pequeno, médio e grande porte. Já o canal digital é voltado para os corretores que querem atendimento rápido, eficiente e transacional.
Nos canais especiais estão inclusas as assessorias em seguros e as equipes especializadas em licitações públicas.
Especificamente sobre as assessorias, segundo o VP, a companhia desenhou um modelo novo e inovador sob a responsabilidade de Danilo Gomes, diretor Comercial Brasil – Canais Especiais.
“Dentro da equipe assessorias, temos colegas de diferentes regiões e procuramos buscar a parceria das assessorias para garantir que possamos cobrir uma região ou uma especialidade que não temos acesso. É um modelo que complementa o nosso modelo de atendimento”, diz Calheiros.
Posicionamento
Para 2025, a AXA oferecerá mais treinamentos e materiais personalizados para o canal, além da continuidade da campanha Top Club 2026, que inclui como premiações viagens nacionais e internacionais.
“Queremos, cada vez mais, colocar a AXA no mercado para os nossos clientes e corretores como a seguradora que tem todo o tipo de oferta”, destaca Danielle Titton, diretora de Marketing, Gestão Comercial e Experiência do Cliente da AXA no Brasil, que antecipou que, em breve, a seguradora lançará uma nova campanha digital.
Como a sustentabilidade é um dos pilares fundamentais da AXA, a companhia é uma das empoderadoras da Casa do Seguro, iniciativa da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) que será realizada durante a COP 30, em novembro deste ano, em Belém (PA). “A iniciativa coloca a nossa estratégia em evidência em diversas frentes e é uma entrega de valor. Falaremos sobre a sustentabilidade aplicada ao País e as entregas da marca. Estar ali será um grande fechamento da nossa entrega de dez anos”, diz a diretora.
Neste ano, além dos dez anos de Brasil, o Grupo AXA comemora 40 anos de história. “Temos uma dupla comemoração. O país tem um superpotencial de crescimento e é um player muito estratégico para o grupo alcançar os seus resultados”, ressalta Danielle.
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