Case apresentado em Nova Iorque mostra como a healthtech brasileira usou agentes da OpenAI para escalar eficiência operacional

A healthtech Pipo Saúde, especializada na gestão de benefícios corporativos de saúde, acaba de dar um passo pioneiro no uso de inteligência artificial. Em parceria com a OpenAI, a empresa é uma das primeiras brasileiras a colocar em produção um fluxo, ponta a ponta, utilizando agentes construídos pela empresa de IA. Trata-se da CUA API — tecnologia lançada recentemente pela OpenAI para criação de web agents que executam tarefas online de forma autônoma.
A solução foi apresentada na semana passada por Manoela Mitchell, CEO da Pipo Saúde, e Bruna Lolli, Group Product Manager, no escritório da Thrive Capital, em Nova Iorque (EUA), para um grupo seleto de mais de 20 empresas de tecnologia globais. O projeto chamou atenção por demonstrar como é possível transformar atividades manuais e repetitivas em processos 100% automatizados, com eficiência e inteligência.
“Estar ali, compartilhando nossa experiência com empresas do mundo inteiro e vendo tantas pessoas interessadas no que construímos, foi um momento de muito orgulho. É também um lembrete de que vale celebrar nossas conquistas”, afirmou Manoela Mitchell.
A aplicação criada pela Pipo utiliza a CUA API para automatizar um processo comum no setor de saúde: a consulta de carteirinhas de operadoras de saúde. O agente desenvolvido pela empresa acessa o portal das operadoras e alimenta diretamente os sistemas da Pipo — eliminando a necessidade de uma intervenção humana em uma tarefa antes 100% manual.
“Mapeamos os principais pontos onde a automação com agentes poderia gerar ganho de eficiência real. Escolhemos um fluxo simples, mas que consumia tempo da equipe, e mostramos que é possível executar tudo com linguagem natural, sem precisar programar cada clique”, complementa Manoela.
A iniciativa reforça o posicionamento da Pipo Saúde como referência em inovação no setor. Em 2024, a empresa captou R$ 35 milhões em uma rodada de investimentos para acelerar seu crescimento e consolidar sua presença no mercado B2B, sempre com foco em soluções escaláveis e inteligentes.