Para Dia do Consumidor Europ Assistance reforça dicas para segurança no ambiente digital

Fragilidade de segurança dos sistemas e frequência de ataques e golpes enfatizam importância de soluções que levem proteção e segurança aos usuários

Os cuidados com a cibersegurança nunca foram tão demandados quantos nos últimos meses. Com o aumento significativo do acesso à Internet e de compras on-line durante o período de isolamento social, os consumidores se deparam, cada vez mais, com tentativas de golpes, fraudes e roubos de dados que são utilizados para os mais diversos fins ilícitos, e que sempre geram muita dor de cabeça e, infelizmente, prejuízo financeiro.

Há cerca de duas semanas, o vazamento de diversos dados de pessoas físicas e jurídicas no Brasil trouxe à tona novamente a discussão sobre a importância da proteção e da segurança de dados pessoais. Cerca de 40 milhões de CNPJs e 223 milhões de CPFs de brasileiros, além de nomes completos, datas de nascimento, informações de imposto de renda e saldos bancários foram oferecidos em fóruns na dark web, o que permite que criminosos pratiquem o roubo de identidade on-line.

E a todo momento nos questionamos, como podemos evitar ou se prevenir de ataques ou o mau uso de dados vazados como o ocorrido. Primeiro, é de extrema importância que as empresas que armazenam dados dos seus clientes, possuam uma rede de segurança confiável, com a nova geração de firewalls e com configurações e políticas completas de segurança em suas redes. Mas ainda assim, se houver o vazamento, é importante que o consumidor saiba como agir e como se prevenir a isto.

Para atender essa necessidade atual, a Europ Assistance (EABR), multinacional líder em soluções de serviços e assistências presente em mais de 200 países, trouxe ao Brasil, seu mais recente lançamento de produto, o serviço Proteção Digital que atualmente já auxilia mais de 165 milhões de clientes em todo o mundo. Esta é uma solução robusta de proteção de dados para resguardar clientes e seus dados sigilosos, como senhas, números pessoais, conta bancária, registros armazenados no celular, informações médicas e pessoais. “É nesse contexto de exposição indevida e vulnerabilidade de dados pessoais que a proteção digital faz toda a diferença para resguardar os clientes, oferecendo serviços de prevenção, monitoramento, alertas e suporte com orientação adequada, objetiva e em tempo real”, alerta Luciana Volante, gerente executiva de Marketing e Produtos da EABR.

O serviço garante tranquilidade quanto à segurança dos dados pessoais durante a navegação, por meio de uma plataforma que disponibiliza softwares para serem instalados em diferentes equipamentos, como computadores, tablets e smartphones, que disponibilizam ações preventivas úteis para preencher possíveis lacunas deixadas pelos antivírus tradicionais, com serviços Phishiblock, identificando sites falsos e endereço de fraudulentos, “Data scrambler”, serviço de criptografia de dados durante a navegação, o monitoramento de dados pessoais na web, darkweb e deepweb, o envio de alertas de possíveis riscos e exposição de risco para o roubo de dados, tudo isso suportado por uma uma central de atendimento para orientar o consumidor na tomada de medidas, em caso de identidade comprometida.

Entre os benefícios para os clientes está a vantagem de contar com orientações precisas para uma navegação segura na Internet, com o respaldo de ferramentas simples e efetivas, informações sobre exposição e mitigação de riscos. Já para os parceiros comerciais, o Proteção Digital é um serviço relevante que possibilita interações frequentes com os clientes, com dicas de proteção, por meio de plataforma personalizada com marca própria, reforçando a identidade e fidelizando os clientes.

Para apoiar a disseminação de cuidados com informações na Web, a Europ Assistance reuniu dicas importantes para se manter seguro durante suas conexões. Confira:

• Repense as informações que você está compartilhando online, hackers são capazes de reunir informações importantes a partir do que você compartilha publicamente para criar um perfil completo da sua identidade;

• Sempre use senhas fortes e diferentes e não reutilize a mesma senha em várias plataformas. Isso permite que os hackers acessem várias contas mesmo que, a princípio, eles tenham invadido apenas uma. Adote senhas complexas, com combinações de letras e números, maiúsculas e minúsculas, com caracteres especiais;

• Cheque seu extrato bancário e de cartão de crédito regularmente em busca de atividades suspeitas, quanto mais cedo você detectar a fraude, mais fácil será a mitigação dos danos;

• Após uma violação de dados, cuidado com os e-mails de phishing. Os fraudadores conseguem aumentar os ataques usando dados hackeados para criar e-mails de phishing altamente direcionados e personalizados. Um bom serviço de proteção digital deve incluir algum tipo de software para proteção de dados online e evitar esse risco;

• Se você passou por uma situação de violação de dados, considere bloquear sua conta bancária e cartões de crédito. Esse serviço é gratuito e, ao fazer isso, você restringe qualquer acesso ao seu crédito e evita que os fraudadores abram contas ou façam compras em seu nome;

• Sempre que possível, opte pelo sistema de dupla autenticação, pois ele redobra a segurança.

• Desconfie de e-mail com abordagens alarmistas e que solicitam senhas em caráter de urgência. Verifique sempre se o endereço está correto e confirme que se trata de uma fonte segura.

• Evite navegar em sites sem o protocolo “https”. Ele é o indicador de que você está em uma conexão segura entre o servidor e o dispositivo, o que evita, por exemplo, a interceptação de dados.

• Ative o software de segurança nos smartphones e instale aplicativos apenas de lojas oficiais, como App Store e Google Play.

Revista Cobertura desde 1991 levando informação aos profissionais do mercado de seguros.

Anuncie

Entre em contato e descubra as opções de anúncios que a Revista Cobertura pode te oferecer.

Eventos

Próximos Eventos

Mais lidas da semana

Mais lidas