|
|
Veja o levantamento dos últimos 12 meses no gráfico abaixo: |
|
|
|
Para o Diretor de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, Caio Rocha, as tecnologias de prevenção à fraude são fundamentais para proteger clientes e instituições de golpistas. “Essas soluções permitem que as instituições se adaptem rapidamente às novas ameaças. Com a evolução constante das técnicas de fraude, é crucial que as medidas de segurança sejam dinâmicas e capazes de responder a novos desafios. Do lado do cliente, garantem que suas transações estejam sempre seguras. Isso não só aumenta a confiança dos consumidores, mas também fortalece a relação entre eles e as instituições “, explica. A exemplo dos outros meses, “Bancos e Cartões” foi o setor em que houve mais registro de fraudes (54,1%) e “Telefonia” o segmento com menor recorrência (1,8%). Em relação às idades, os cidadãos de 36 a 50 anos foram os que tiveram maior incidência das tentativas de fraude em maio (35,5%). Confira o detalhamento por setor e faixa etária: |
|
|
|
Sul e Sudeste na mira dos fraudadores Os estados do Sul e Sudeste continuam com a maior concentração de tentativas de fraude. No detalhamento por variação anual, o indicador mostra que houve queda em praticamente todas as Unidades Federativas (UFs), com destaque para Mato Grosso com a maior diminuição (-12,3%). Veja a seguir o gráfico com as quantidades de ocorrências estaduais evitadas e a tabela com a variação anual: |
|
|
|
Tentativas a cada milhão de habitantes O indicador também trouxe a visão de que ocorreram 3.800 tentativas de fraude a cada milhão de habitantes no Brasil. No ranking por UFs, o DF liderou, seguido por MT, SC, SP, PR e MS. Confira a lista completa com os números a seguir: |
|
|
|
Evite fraudes: veja dicas dos especialistas da Serasa Experian para se proteger Consumidores: · Garanta que seu documento, celular e cartões estejam seguros e com senhas fortes para acesso aos aplicativos; · Desconfie de ofertas de produtos e serviços, como viagens, com preços muito abaixo do mercado. Nesses momentos, é comum que os cibercriminosos usem nomes de lojas conhecidas para tentar invadir o seu computador. Eles se valem de e-mails, SMS e réplicas de sites para tentar coletar informações e dados de cartão de crédito, senhas e informações pessoais do comprador; · Atenção com links e arquivos compartilhados em grupos de mensagens de redes sociais. Eles podem ser maliciosos e direcionar para páginas não seguras, que contaminam os dispositivos com comandos para funcionarem sem que o usuário perceba; · Cadastre suas chaves Pix apenas nos canais oficiais dos bancos, como aplicativo bancário, Internet Banking ou agências; · Não forneça senhas ou códigos de acesso fora do site do banco ou do aplicativo; · Não faça transferências para amigos ou parentes sem confirmar por ligação ou pessoalmente que realmente se trata da pessoa em questão, pois o contato da pessoa pode ter sido clonado ou falsificado; · Inclua suas informações pessoais e dados de cartão somente se tiver certeza de que se trata de um ambiente seguro; · Monitore o seu CPF com frequência para garantir que não foi vítima de fraude. Empresas: · Invista em tecnologias de prevenção à fraude para proteger a integridade e a segurança das operações da sua empresa.. · Em um ambiente de negócios cada vez mais digital e interconectado, onde as fraudes evoluem e se ampliam rapidamente a prevenção à fraude em camadas não é apenas uma boa prática, mas uma necessidade estratégica; · Garanta a qualidade e a veracidade dos dados das soluções de prevenção à fraude a partir de soluções que se aprimorem constantemente diante das mudanças e ameaças das fraudes; · Entenda profundamente o perfil do seu usuário e busque constantemente minimizar pontos de fricção em sua jornada digital, garantindo uma experiência fluida e sem comprometer a segurança. · Utilize a prevenção à fraude como uma alavanca para gerar receita, implementando uma orquestração inteligente de soluções que maximize a segurança, reduza perdas e permita uma experiência de compra mais ágil e confiável para o cliente Metodologia O Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraude – Consumidor é resultado do cruzamento de dois conjuntos de informações das bases de dados da Serasa Experian: 1) total de consultas de CPFs efetuado mensalmente na Serasa Experian; 2) estimativa do risco de fraude, obtida por meio da aplicação dos modelos probabilísticos de detecção de fraudes desenvolvidos pela Serasa Experian, baseados em dados brasileiros e tecnologia Experian global já consolidada em outros países. O Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraudes – Consumidor é constituído pela multiplicação da quantidade de CPFs consultados (item 1) pela probabilidade de fraude (item 2), além da adição do volume de tentativas de fraudes registradas pela companhia referentes a verificação de documentos, biometria facial e verificação cadastral. |
Serasa Experian: mais de 826 mil tentativas de fraude foram evitadas em maio
Revista Cobertura desde 1991 levando informação aos profissionais do mercado de seguros.
Anuncie
Entre em contato e descubra as opções de anúncios que a Revista Cobertura pode te oferecer.
Eventos
Próximos Eventos
Mais lidas da semana