A nova ALM acelera no mercado

Companhia, que tem o seguro de vida com benefício imediato como carro-chefe, ingressa em nova fase. “Agora, em 2025, nosso foco é consolidar essa confiança com consistência e entrega”, diz o CEO
Carol Rodrigues

Alexandre Dominguez,
CEO da Seguradora ALM

Renovada, sólida e preparada para crescer. Assim o CEO da Seguradora ALM, Alexandre Dominguez, define o novo momento da operação da companhia.

A Seguradora ALM completa a sua primeira década com uma nova marca e um horizonte promissor para os próximos anos. Para tanto, apresenta a sua nova logomarca.

“A nova marca nasce da necessidade de traduzir, visual e estrategicamente, tudo o que a Seguradora ALM viveu nos últimos anos. Saímos de um momento muito delicado — com um prejuízo herdado de R$ 5 milhões. Fizemos um trabalho intenso de reestruturação.

Essa nova marca representa exatamente isso: uma empresa renovada, sólida e preparada para crescer. A marca anterior não conversava mais com a nossa nova realidade. Era hora de virar a página e mostrar ao mercado a nova ALM”, contextualiza o presidente.

Segundo ele, a nova marca simboliza superação, transformação e futuro. “A nova identidade é um reflexo direto da nossa virada: passamos de uma seguradora com grandes desafios operacionais e financeiros para uma operação eficiente, moderna e com presença nacional. Essa marca também reforça nosso novo posicionamento: mais conectada com o cliente, com o corretor e com a tecnologia”.

A campanha de lançamento da nova marca teve início em abril, e é muito mais do que uma mudança visual. Afinal, segundo Dominguez, contempla encontros com corretores, ações nas redes sociais, novos materiais comerciais e uma comunicação mais humana. “Nossa intenção é que todos se reconheçam nessa nova fase, porque essa conquista é de todos que caminharam com a Seguradora ALM, nos momentos mais difíceis”.

Inovação e tecnologia

Dominguez assumiu a presidência da ALM em 2022 e conta que, desde então, sabia que a tecnologia seria o pilar para garantir escala com eficiência. “Automatizamos processos, digitalizamos a jornada do cliente e do corretor, e passamos a tomar decisões com base em dados. Criamos uma seguradora que funciona com agilidade, sem perder a sensibilidade humana. A tecnologia nos ajudou a sair do vermelho e, hoje, é o que nos diferencia no mercado”.

Em 2024, a companhia foi autorizada pela Susep a operar com seguros de pessoas e de danos em todo o território nacional. Inclusive, Dominguez define 2024 como o ano da virada. “Assumimos uma empresa deficitária, redesenhamos a operação, melhoramos nossos processos e, mesmo assim, conseguimos crescer. A grande conquista foi transformar um cenário de crise em uma oportunidade de reconstrução. E conseguimos: encerramos o ano operando em todo o território nacional, com produtos mais competitivos, uma rede de corretores engajada e, o mais importante, com resultados positivos”.

Hoje, a ALM opera com seguros de vida individual, em grupo, acidentes pessoais, prestamista e massificados. “O nosso carro-chefe é o seguro de vida com benefício imediato, que caiu no gosto do público porque entrega valor real no dia a dia, com coberturas simples, contratação digital e um preço justo”.

O CEO lembra que o maior desafio foi recuperar a credibilidade da companhia. “Quando há um histórico de prejuízo, recuperar a confiança do mercado, dos corretores e dos segurados é um trabalho diário. Felizmente, esse desafio foi vencido. Agora, em 2025, nosso foco é consolidar essa confiança com consistência e entrega”.

Prova disso é que novidades já são previstas. “Estamos lançando um produto voltado para profissionais autônomos, com foco na proteção de renda. Também teremos novidades para o público 60+, que ainda é pouco explorado pelo setor. Além disso, vamos lançar um seguro com cashback, premiando bons hábitos de vida e o uso consciente dos produtos”, antecipa.

A companhia também planeja dobrar a base de clientes e crescer 50%. “Estamos investindo pesado em tecnologia e parcerias com plataformas digitais, sem esquecer da base: fortalecer nossa rede de corretores estratégicos, que são nossos grandes aliados”.

Para esse ano, os parceiros e clientes podem esperar uma seguradora mais próxima, mais ágil e com produtos que fazem sentido. “Vamos continuar ouvindo o mercado, entregando soluções simples e garantindo uma experiência mais fluida. Nossa missão é proteger com inteligência — e fazer isso de forma acessível e humana”.

Independentemente das novidades, a missão da ALM permanece a mesma: ampliar o acesso ao seguro. Agora, conforme o presidente, a missão se tornou ainda maior.

“Reconstruir a relação do brasileiro com o seguro PARA vida. Queremos que ele deixe de ser um produto distante, difícil, para se tornar parte da rotina das pessoas”.

Para 2025, ele vê duas tendências claras: personalização e integração. “O cliente quer produtos que se adaptem ao seu estilo de vida e quer experiências mais conectadas. E o corretor quer uma seguradora que simplifique, que agilize e que cumpra o que promete. Estamos prontos para atender os dois”.

“Projetamos crescimento com responsabilidade. A ALM vai continuar inovando, fortalecendo parcerias e, acima de tudo, entregando valor real para quem confia em nós. A fase mais difícil já passou — agora é hora de acelerar, com consistência e propósito”, acrescenta.

Na visão do executivo, estar à frente da operação da companhia é desafiador e inspirador. “Assumi a ALM em um momento crítico e tive a oportunidade de liderar uma reconstrução.

Hoje, ver o time engajado, os corretores voltando a confiar em nós e os resultados aparecendo é extremamente gratificante. Mas sigo com o mesmo foco e humildade do primeiro dia”, encerra.

Conteúdo da edição de abril (274) da Revista Cobertura

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