CEO do maior grupo segurador da América Latina reforça o importante movimento de fortalecimento do mercado de seguros e ressalta a participação das assessorias

O mercado de seguros segue em um importante movimento de fortalecimento e as assessorias que integram a Aconseg-SP têm papel muito importante nesse processo de expansão do setor. Essa é a visão de Ivan Gontijo, presidente do Grupo Bradesco Seguros.
“A Aconseg-SP é uma instituição fundamental para a nossa atividade, fazendo com que a proteção do seguro chegue às famílias e às empresas nesse mercado que é tão importante.
Temos muito orgulho da nossa parceria. A nossa união de forças fez, faz e continuará fazendo toda a diferença na vida das pessoas e na rotina dos negócios”, destaca.
Ciente de que o mercado de São Paulo conta com inúmeras oportunidades, Gontijo ressalta às assessorias que elas contem com as equipes comerciais no estado para apoiá-las nessa missão. “Estamos prontos para construir, com nossos parceiros da Aconseg-SP, os próximos passos dessa jornada. Vamos, juntos, levar a proteção que a sociedade tanto deseja”.

Segundo Leonardo Freitas, diretor Comercial da Bradesco Seguros, a parceria com as assessorias é muito valorizada na seguradora.
“Elas são fundamentais no aperfeiçoamento do atendimento aos corretores, identificação de oportunidades, transmitindo conhecimento aos corretores, para que possam abordar mais pessoas e conscientizá-las sobre a importância de contratar um seguro automóvel, empresarial ou residencial. Nós apoiamos as assessorias e estamos preparados para ampará-las de maneira integral em nossos produtos e serviços” expõe Freitas.

“As assessorias constituem um canal extremamente relevante para promovermos um relacionamento qualificado e em escala com os corretores. Elas são um agente importante dentro da estrutura de distribuição de seguros no País, imprescindíveis para que possamos levar a cultura da proteção a um número cada vez maior de brasileiros”, acrescenta José Pires, diretor Comercial da Bradesco Vida e Previdência.
Segundo ele, a companhia tem se dedicado a oferecer soluções aos parceiros, tanto sob a forma de produtos quanto de processos, com o objetivo de incrementar o relacionamento e os negócios. “Nos últimos anos, conquistamos uma série de bons resultados em parceria com as assessorias, para as quais mantemos uma equipe 100% dedicada. Contamos com mais de 40 mil corretores por todo o Brasil e consideramos esses profissionais parte importantíssima da construção do negócio e da nossa história, tanto que mantemos uma equipe 100% dedicada ao canal assessoria. São parceiros fundamentais para o entendimento das demandas locais, ajudando a avaliar o que pode ser melhorado ou atendido”.

Flávio Bitter, diretor Comercial da Bradesco Saúde, também ressalta o papel fundamental para a produção da companhia. “Elas propiciam estrutura aos corretores e capilaridade para a distribuição dos produtos da Bradesco Saúde, possibilitando chegarmos às empresas de todas as regiões do estado de São Paulo, que por sua força econômica se destaca como principal mercado do País.
Mais proximidade e qualificação
Pires assinala que, embora as assessorias ainda trabalhem majoritariamente com produtos como seguros de automóveis e planos de saúde, já é percebida uma demanda crescente pela ampliação desse portfólio de ofertas, com ganho de participação dos seguros de vida e da previdência privada, possibilitando uma abordagem consultiva de soluções de benefícios que contemplem o ciclo completo de vida de cada indivíduo.
“Para fortalecermos ainda mais esta relação, temos intensificado a realização de encontros com as assessorias, visando apresentar novidades em produtos e jornadas. Para nós, é muito gratificante constatar que estamos crescendo juntos, levando proteção e planejamento a um número crescente de pessoas no País”, ressalta o diretor de Vida e Previdência
Em 2024, a companhia seguiu forte no trabalho com as assessorias, promovendo encontros que os aproximaram ainda mais e para que pudessem melhorar o atendimento aos corretores. “Tais encontros ratificam nosso posicionamento com as assessorias de seguros, como parceiros na distribuição e no suporte aos corretores. Em 2024, buscamos capacitar e qualificar ainda mais os nossos profissionais, para que aproveitassem as melhores oportunidades e trouxessem, principalmente, resultados”, diz Freitas.
A companhia valoriza fortemente o relacionamento com corretores de seguros, dedicando esforços ao fortalecimento desses laços, além de realizar eventos para estreitar este relacionamento com corretores e assessorias afim de ouvir suas opiniões sobre a Bradesco Seguros e seus produtos, buscando continuamente aprimorar a experiência desses profissionais.
Para além desse aprimoramento no relacionamento com corretores e assessorias, a Bradesco Seguros vem expandindo sua atuação em cidades menores e no interior, alinhada à tendência do mercado de seguros de crescer fora dos grandes centros. “Nesses locais, adotamos uma estratégia distinta, considerando a importância da cultura local e da comunicação direcionada”, diz Freitas.
Nesse sentido, segundo ele, as assessorias são essenciais para identificar oportunidades para corretores e fortalecer a relação com clientes, atuando como intermediárias e ampliando a distribuição de produtos por meio de um atendimento personalizado. “Estamos comprometidos em apoiar essas assessorias, com suporte completo em produtos e serviços. Além disso, investimos na capacitação contínua dos corretores por meio da plataforma Universeg, que oferece conteúdos exclusivos e cursos para que os profissionais possam atuar como consultores, indicando as melhores soluções conforme as necessidades dos clientes, o que os diferencia no mercado pela empatia e assertividade”, comenta Freitas.
2024 para 2025
Para o diretor da Bradesco Vida e Previdência, fatores como melhora do nível de emprego e crescimento econômico favorecem a expansão do setor de seguros e a ampliação da oferta de nossas soluções de proteção, contribuindo para fecharmos o ano de 2024 com resultados expressivos na Bradesco Vida e Previdência.
“Grande parte desses resultados deve-se à concentração de esforços e meios para estarmos cada vez mais próximos dos corretores em todas as regiões do país. Essa atuação será não apenas mantida, mas ampliada em 2025, com a nossa agenda caminhando cada vez mais para o interior, em especial no Estado de São Paulo, que possui grande potencial e importância estratégica para o nosso negócio. Essa é uma tendência do mercado segurador no Brasil. Nos encontros presenciais que promovemos fora dos grandes centros, identificamos uma expressiva demanda pelo seguro, o que nos traz o desafio de encontrarmos, juntos, soluções que facilitem o acesso ao produto onde ele é ainda mais necessário e desejado”, completa Pires.
“Este ano, a produção com assessorias de São Paulo no segmento Saúde teve um crescimento de 31%, um dos maiores da companhia. E a perspectiva para 2025 é expandir ainda mais, incluindo produtos regionalizados para pequenas empresas. Nosso objetivo é fortalecer cada vez mais nossa parceria, sendo sempre a primeira opção do corretor em saúde”, menciona Bitter.
Segundo ele, no estado de São Paulo, tanto na capital quanto no interior, a Bradesco Saúde vê um grande potencial de crescimento e busca reforçar a atuação com assessorias. Com a alta demanda por cuidados com a saúde, o que representa potencial para planos com assistência médico-hospitalar de qualidade reconhecida, a Bradesco Saúde reforça seu compromisso em desenvolver soluções que atendam às necessidades das empresas, para que elas possam garantir a segurança e o bem-estar de seus funcionários e familiares.
“Em São Paulo, oferecemos um variado portfólio de planos, com soluções para empresas de todos os perfis e tamanhos. Incluindo produtos de cobertura nacional, mas com redes desenhadas para realidades locais, como os planos Efetivo São Paulo e Efetivo São Paulo Interior”, conclui o diretor de Saúde.
Conteúdo da edição número 68 da Revista Aconseg-SP