Relação com as assessorias e a Aconseg-SP tem sido fundamental para garantir uma operação robusta, com suporte adequado e alinhado às necessidades dos corretores, conforme Celada

A MAPFRE ingressou em 2025 com um novo gás. Com os ajustes necessários concluídos dentro de casa e o objetivo de conquistar mercado, a companhia trabalha em um planejamento estratégico, dos quais as assessorias fazem parte, que tem tudo para transformar os seus resultados.
“Nosso foco sempre foi proporcionar um atendimento diferenciado e próximo às assessorias, criando um ambiente favorável para que os corretores possam atuar de maneira mais estratégica. Esse movimento fortaleceu nossa presença no mercado e consolidou o canal como um pilar essencial dentro da nossa estrutura de distribuição na MAPFRE”, comenta Oscar Celada, CEO Adjunto de Negócios da MAPFRE, que espera que 2025 seja um ano de crescimento do canal de assessorias dentro da seguradora.
Segundo ele, o ano de 2024 foi fundamental para a construção e consolidação do canal de assessorias na MAPFRE. “Tivemos um crescimento significativo, não apenas no volume de prêmios emitidos, mas, principalmente, na ampliação da base de corretores ativos que operam por meio desse canal”.
Celada define 2024 como um ano de grande aproximação e construção de um relacionamento sólido com as assessorias. “Em São Paulo, especificamente, demos um passo importante ao criar duas sucursais exclusivas para o atendimento a esse segmento. O objetivo foi oferecer um suporte ainda mais personalizado, garantindo agilidade no atendimento, direcionamento estratégico e proximidade com os corretores que atuam através das assessorias. Essa estrutura reforça o compromisso da MAPFRE com esse modelo de negócio e proporciona um ambiente mais favorável para o crescimento e desenvolvimento das operações no estado”.
A companhia possui estratégias diferenciadas para a capital e o interior do estado de São Paulo, pois entende, conforme o CEO, que as dinâmicas de mercado são distintas.
“Contamos com duas sucursais de assessorias no estado de São Paulo, uma voltada para SP Capital e outra para o Interior, garantindo suporte adequado para cada realidade. Nosso foco é expandir nossa presença no estado, fortalecendo parcerias e oferecendo produtos alinhados às particularidades de cada região. A recente inauguração de uma filial no interior reforça esse compromisso por um atendimento mais próximo e eficiente”.
As parceiras assessorias
“Sendo um projeto relativamente novo dentro da MAPFRE, nosso olhar está muito voltado para o fortalecimento do canal e a qualificação da base de corretores que operam por meio das assessorias. O nosso principal objetivo tem sido estruturar um modelo que permita o crescimento sustentável da operação, e os números refletem esse avanço: ultrapassamos a marca de 3,8 mil corretores ativos no canal em 2024. Esse crescimento expressivo reforça a importância do modelo que montamos e o potencial que ele tem para seguir expandindo nos próximos anos”, expõe Celada.
A seguradora mantém uma parceria estratégica com a Aconseg-SP e segue avançando nesse relacionamento, com diversas assessorias filiadas à entidade já credenciadas e atuando diretamente com a companhia. “Essa relação tem sido fundamental para garantir uma operação robusta, com suporte adequado e alinhado às necessidades dos corretores. Além disso, estamos constantemente avaliando novas oportunidades para ampliar essa base e fortalecer ainda mais essa parceria”.
Conforme Celada, o interesse pela parceria com as assessorias é crescente, pois o modelo tem se mostrado extremamente eficiente para os corretores e para a seguradora ao proporcionar um suporte diferenciado e mais próximo. “Temos percebido um interesse crescente por parte das assessorias e dos corretores em trabalhar com a MAPFRE, o que reforça que estamos no caminho certo. Nosso objetivo é continuar ampliando essa participação, fortalecendo as relações e criando cada vez mais oportunidades para todos os envolvidos”.
Para 2025, as assessorias de São Paulo podem esperar um relacionamento cada vez mais próximo e estruturado com a MAPFRE, muito apoio consultivo, incentivo a diversificação de vendas, especialização em segmentos rentáveis, treinamentos, networking, benefícios, recompensas e muita integração. “Estamos realizando uma série de roadshows com nossas assessorias representantes, reunindo corretores, compartilhando novidades e fortalecendo a parceria de longo prazo. Nosso objetivo é levar informação, suporte e novas oportunidades de negócios para todos os profissionais que atuam dentro desse canal. A Aconseg-SP tem sido uma parceira fundamental nesse processo e queremos que esse relacionamento siga forte e duradouro porque acreditamos neste modelo”.
Ramos explorados
O grande foco dentro do canal de assessorias está no varejo, no qual a companhia tem um portfólio completo e competitivo. As principais frentes são auto (sem frotas), os produtos massificados, como seguros empresariais, residenciais, responsabilidade civil médico, máquinas e equipamentos, além do Vida.
“Um grande diferencial que trouxemos recentemente para os corretores das assessorias foi o patrimonial rural, um produto que abre novas oportunidades de negócios e atende a uma demanda crescente no mercado. Essa diversificação de portfólio permite que os corretores tenham mais opções para atender seus clientes e, consequentemente, aumentem sua rentabilidade”.
Grande incentivadora do cross-selling, a companhia tem obtido resultado no trabalho de incentivar os corretores a ofertarem mais de um produto ao segurado. Para tanto, investe em treinamentos e ações comerciais para reforçar essa prática e garantir que os corretores tenham as melhores ferramentas para trabalhar essa estratégia no dia a dia.
“Nosso portfólio é bastante amplo e foi estruturado para permitir diversas combinações de produtos que agregam valor aos clientes e aumentem a produtividade dos corretores. O cross-selling tem sido uma estratégia muito bem-sucedida dentro do canal de assessorias, pois permite que os corretores ampliem suas carteiras oferecendo soluções complementares”.
MAPFRE + Corretor
Um dos marcos mais importantes para 2025 é a segmentação dos corretores por meio do novo programa “MAPFRE + Corretor”, garantindo que aqueles que operam via assessorias tenham acesso a benefícios exclusivos e campanhas diferenciadas. “Essa estratégia impulsiona o nosso compromisso com o canal e mostra que estamos cada vez mais investindo nesse modelo. Queremos fortalecer a relação com as assessorias, expandir nossa presença no mercado e garantir que os corretores tenham todas as condições para crescer junto conosco”.
Nesse sentido, ele lembra que uma das grandes novidades deste ano foi a chegada da Karine Brandão como diretora-executiva do canal corretor. “Profissional extremamente reconhecida do nosso mercado, recebê-la na MAPFRE foi a concretização de um sonho antigo. Estou bastante animado com a chegada dela, que já tem se movimentado e contribuído fortemente com nossa estratégia comercial, demonstrando sólido conhecimento sobre a cultura da nossa empresa e aplicando uma visão muito interessante sobre aquilo que traçamos como prioridade. A sinergia tem sido incrível”, define o CEO.
Outro pilar essencial da evolução da operação da seguradora é a inovação. “Em 2024, lançamos diversas novidades, aprimoramos processos e investimos em novas tecnologias para melhorar a experiência dos corretores e clientes. Para 2025, seguiremos nesse caminho, trazendo melhorias nas plataformas, novos produtos e soluções que tornem o dia a dia dos corretores ainda mais eficiente. É um ano para colher frutos de muitos ajustes que foram necessários. O mercado está em constante evolução, e nosso compromisso é continuar inovando para atender às necessidades e expectativas dos nossos parceiros, que são os corretores”, conclui.
Conteúdo da edição número 69 da Revista Aconseg-SP