Para 2025, a empresa almeja se consolidar como desenvolvedora de tecnologia das seguradoras, conquistar novos parceiros e acelerar a reputação no hub de mercado de canais, além de crescer quatro vezes os números conquistados em 2024
Carol Rodrigues
Após 2024 ter se consolidado como um ano de crescimento, a Olik olha para 2025 como o ano do reconhecimento.
Em apenas três anos de atuação, a Olik atingiu fluxo de caixa positivo e um crescimento de receita de 567% ano a ano no primeiro trimestre e uma margem EBITDA de 7,5% em abril. Em março de 2022, a empresa começou com três colaboradores, e em 2025 já conta com 35. Contudo, observa-se que a Olik escala de forma rápida e lucrativa.

“Além dos números em 2024, crescemos em pessoas e começamos a ter uma representatividade no mercado mais qualitativa. Passamos a ser procurados de forma mais espontânea para ser consultados se teríamos interesse em desenvolver projetos. Tudo dedicado à tecnologia de seguros”, conta Marcio Magnaboschi, CEO e cofundador da Olik.
A empresa também se consolidou como um player de distribuição nas tiqueteiras, o que vai ao encontro do propósito da Olik em contribuir para a democratização do seguro no Brasil.
“A proposta inicial de embarcar soluções de seguros em parcerias estratégicas se consolidou no segundo semestre de 2024”, pontua o CEO.
Hoje, nessas operações, a Olik tem uma média de 25 mil a 30 mil seguros vendidos por mês.

“Entendemos que os hubs de canais são os caminhos necessários para chegar ao público-alvo, que podem ser as próprias seguradoras e os canais de distribuição B2B2C. Quando vamos para a estratégia B2C, o mercado consumidor parece não estar pronto. Salvo em algumas exceções”, observa João Alberto Duarte, CTO e cofundador da Olik.
A Olik é uma empresa de seguros apoiada pela tecnologia como ferramenta para crescimento.
Em seus três anos, a Olik teve alguns marcos. O CEO elenca o fechamento do primeiro contrato relevante, o reconhecimento de investidores externos na solução, a posição de ter um transacional digital sem ruído, com muito volume, eficiência e automação, e o cashflow positivo como fatos marcantes da trajetória da empresa.
“Observar que atingimos quase 30 mil seguros mensais sem ruídos, com todos os clientes recebendo os seus certificados e a comunicação com as seguradoras eficiente é muito importante porque entende-se que a estratégia para desenvolvimento da solução foi correta. A nossa tecnologia tem capacidade para atender o mercado com resiliência”, comemora Duarte.
IA para otimizar processos
“Temos utilizado a Inteligência artificial como ferramenta interna. Virou um braço de aceleração de entregáveis. Entregamos um projeto em dois meses, enquanto um concorrente nosso estava projetando um ano e meio com o apoio da IA. Em média, temos um ganho de 30% a 40% com a adoção”, comenta Duarte, sobre a eficiência e a celeridade, que tornam a empresa mais atrativa para os clientes.
Segundo o CTO, a IA também vem sendo utilizada como agentes, para melhorar fluxo de atendimento, precificação e atendimento humanizado. “Utilizamos a IA como ferramenta de auxílio interno para aumento de velocidade, e temos observado oportunidades nos processos de subscrição, regulação, atendimento e auditorias”.
Crescimento
Em 2025, a Olik projeta crescer, no mínimo, quatro vezes sobre os números conquistados em 2024. “Queremos continuar sendo referência na parte de desenvolvimento de tecnologia para seguradoras e conquistar projetos novos das atuais parceiras e de novas seguradoras. Também queremos nos consolidar como hub de canais, principalmente para os setores de turismo e entretenimento, nos quais já estamos trabalhando”, projeta o CEO.
“2025 é o ano do reconhecimento, pois começamos a colher forte tudo o que foi plantado, tanto no aspecto de reputação”, pontua o CTO, que lembra que a Olik também presta consultoria tailor made de software.
De acordo com Duarte, a empresa tem conseguido mostrar aos seus clientes que a tecnologia pode ser diferente. “Conhecemos todos os ramos de seguros que são comercializáveis por meios digitais, desde RE a seguros de pessoas”.
Minha Corretora Digital
Com a prerrogativa de inovar e trazer soluções para o mercado, a Olik também desenvolvem projeto denominado Minha Corretora Digital para os corretores e as assessorias. “Em termos de concepção de tecnologia ele está 90% pronto. A função dele será colocar o corretor no cenário, do mundo digital. Ele terá produtos oferecidos pela Olik ou de outros parceiros e conseguirá colocar links com a marca dele no site para fomentar isso por meios digitais e ter o controle de funil. A ideia é trazer o corretor hoje do analógico para o mundo digital e dar uma capilaridade e poder de gestão que ele não tem hoje”, descreve Duarte, sobre o que define como um diferencial por oferecer um modelo de gestão autossuficiente para o corretor.
A ideia é buscar as assessorias em seguros para capitanear o fomento do Minha Corretora Digital. “Ela consiste em a assessoria oferecer ao corretor parceiro um site institucional. Inclusive, poderá ter o co-branding da assessoria. Temos a possibilidade de conectar produtos digitais de baixo custo, além do módulo de CRM e de sistemas de gestão”, explica Magnaboschi.
O CEO da Olik ainda diz que a empresa olha para o futuro, com tecnologia e inovação, mas não desconsidera as conquistas e os aprendizados importantes.
“Desde o primeiro dia, não deixamos de considerar as conquistas e os aprendizados importantes desse mercado feito por pessoas que, muitas vezes, não eram digitais, mas fizeram o mercado chegar até aqui. É preciso respeitar a história e todos os avanços que nos fizeram chegar até aqui. Queremos colaborar com esses atributos, não desconsiderando o que foi construído, mas agregar camadas importantes para uma visão de futuro”, conclui Magnaboschi.
Conteúdo da edição de maio (275) da Revista Cobertura