Olik rompe fronteiras em seguros com tecnologia

Para 2025, a empresa almeja se consolidar como desenvolvedora de tecnologia das seguradoras, conquistar novos parceiros e acelerar a reputação no hub de mercado de canais, além de crescer quatro vezes os números conquistados em 2024
Carol Rodrigues

Após 2024 ter se consolidado como um ano de crescimento, a Olik olha para 2025 como o ano do reconhecimento.

Em apenas três anos de atuação, a Olik atingiu fluxo de caixa positivo e um crescimento de receita de 567% ano a ano no primeiro trimestre e uma margem EBITDA de 7,5% em abril. Em março de 2022, a empresa começou com três colaboradores, e em 2025 já conta com 35. Contudo, observa-se que a Olik escala de forma rápida e lucrativa.

Marcio Magnaboschi, CEO e cofundador da Olik

“Além dos números em 2024, crescemos em pessoas e começamos a ter uma representatividade no mercado mais qualitativa. Passamos a ser procurados de forma mais espontânea para ser consultados se teríamos interesse em desenvolver projetos. Tudo dedicado à tecnologia de seguros”, conta Marcio Magnaboschi, CEO e cofundador da Olik.

A empresa também se consolidou como um player de distribuição nas tiqueteiras, o que vai ao encontro do propósito da Olik em contribuir para a democratização do seguro no Brasil.

“A proposta inicial de embarcar soluções de seguros em parcerias estratégicas se consolidou no segundo semestre de 2024”, pontua o CEO.

Hoje, nessas operações, a Olik tem uma média de 25 mil a 30 mil seguros vendidos por mês.

João Alberto Duarte, CTO e cofundador da Olik

“Entendemos que os hubs de canais são os caminhos necessários para chegar ao público-alvo, que podem ser as próprias seguradoras e os canais de distribuição B2B2C. Quando vamos para a estratégia B2C, o mercado consumidor parece não estar pronto. Salvo em algumas exceções”, observa João Alberto Duarte, CTO e cofundador da Olik.

A Olik é uma empresa de seguros apoiada pela tecnologia como ferramenta para crescimento.

Em seus três anos, a Olik teve alguns marcos. O CEO elenca o fechamento do primeiro contrato relevante, o reconhecimento de investidores externos na solução, a posição de ter um transacional digital sem ruído, com muito volume, eficiência e automação, e o cashflow positivo como fatos marcantes da trajetória da empresa.

“Observar que atingimos quase 30 mil seguros mensais sem ruídos, com todos os clientes recebendo os seus certificados e a comunicação com as seguradoras eficiente é muito importante porque entende-se que a estratégia para desenvolvimento da solução foi correta. A nossa tecnologia tem capacidade para atender o mercado com resiliência”, comemora Duarte.

IA para otimizar processos

“Temos utilizado a Inteligência artificial como ferramenta interna. Virou um braço de aceleração de entregáveis. Entregamos um projeto em dois meses, enquanto um concorrente nosso estava projetando um ano e meio com o apoio da IA. Em média, temos um ganho de 30% a 40% com a adoção”, comenta Duarte, sobre a eficiência e a celeridade, que tornam a empresa mais atrativa para os clientes.

Segundo o CTO, a IA também vem sendo utilizada como agentes, para melhorar fluxo de atendimento, precificação e atendimento humanizado. “Utilizamos a IA como ferramenta de auxílio interno para aumento de velocidade, e temos observado oportunidades nos processos de subscrição, regulação, atendimento e auditorias”.

Crescimento

Em 2025, a Olik projeta crescer, no mínimo, quatro vezes sobre os números conquistados em 2024. “Queremos continuar sendo referência na parte de desenvolvimento de tecnologia para seguradoras e conquistar projetos novos das atuais parceiras e de novas seguradoras. Também queremos nos consolidar como hub de canais, principalmente para os setores de turismo e entretenimento, nos quais já estamos trabalhando”, projeta o CEO.

“2025 é o ano do reconhecimento, pois começamos a colher forte tudo o que foi plantado, tanto no aspecto de reputação”, pontua o CTO, que lembra que a Olik também presta consultoria tailor made de software.

De acordo com Duarte, a empresa tem conseguido mostrar aos seus clientes que a tecnologia pode ser diferente. “Conhecemos todos os ramos de seguros que são comercializáveis por meios digitais, desde RE a seguros de pessoas”.

Minha Corretora Digital

Com a prerrogativa de inovar e trazer soluções para o mercado, a Olik também desenvolvem projeto denominado Minha Corretora Digital para os corretores e as assessorias. “Em termos de concepção de tecnologia ele está 90% pronto. A função dele será colocar o corretor no cenário, do mundo digital. Ele terá produtos oferecidos pela Olik ou de outros parceiros e conseguirá colocar links com a marca dele no site para fomentar isso por meios digitais e ter o controle de funil. A ideia é trazer o corretor hoje do analógico para o mundo digital e dar uma capilaridade e poder de gestão que ele não tem hoje”, descreve Duarte, sobre o que define como um diferencial por oferecer um modelo de gestão autossuficiente para o corretor.

A ideia é buscar as assessorias em seguros para capitanear o fomento do Minha Corretora Digital. “Ela consiste em a assessoria oferecer ao corretor parceiro um site institucional. Inclusive, poderá ter o co-branding da assessoria. Temos a possibilidade de conectar produtos digitais de baixo custo, além do módulo de CRM e de sistemas de gestão”, explica Magnaboschi.

O CEO da Olik ainda diz que a empresa olha para o futuro, com tecnologia e inovação, mas não desconsidera as conquistas e os aprendizados importantes.

“Desde o primeiro dia, não deixamos de considerar as conquistas e os aprendizados importantes desse mercado feito por pessoas que, muitas vezes, não eram digitais, mas fizeram o mercado chegar até aqui. É preciso respeitar a história e todos os avanços que nos fizeram chegar até aqui. Queremos colaborar com esses atributos, não desconsiderando o que foi construído, mas agregar camadas importantes para uma visão de futuro”, conclui Magnaboschi.

Conteúdo da edição de maio (275) da Revista Cobertura

Revista Cobertura desde 1991 levando informação aos profissionais do mercado de seguros.

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