Riscos Diversos têm oportunidades em diversos setores da economia

Companhias investem em treinamentos, capacitação e especialização e mostram aos corretores o potencial da carteira

Antonio Edmir Ribeiro, diretor Territorial da MAPFRE para as regiões Norte e Nordeste

A MAPFRE começou 2025 com um crescimento de 22% na carteira de Riscos Diversos, o que mostra que há bastante espaço para crescer nessas regiões. “A carteira de Riscos Diversos, que inclui máquinas e equipamentos não agrícolas, é bastante ampla. Ela inclui desde máquinas e tratores até equipamentos médicos, odontológicos, estéticos e placas de energia solar, tanto fixos quanto móveis ou portáteis. O produto oferece coberturas básicas, como danos externos, e adicionais como responsabilidade civil, lucros cessantes, entre outras. No caso das placas solares, por exemplo, há proteção contra vendaval, danos elétricos e roubo”, descreve Antonio Edmir Ribeiro, diretor Territorial da MAPFRE para as regiões Norte e Nordeste.

Conforme o diretor, a seguradora simplificou a jornada de contratação do produto com a criação de um sistema que permite cotações rápidas e fechamento ágil, o que facilita bastante o trabalho dos corretores e estimula as vendas.

Segundo ele, o grande destaque hoje é o seguro para placas solares. “Temos olhado com bastante atenção para esse segmento, que vem crescendo muito dentro da carteira de Riscos Diversos. Nas regiões Norte e Nordeste, onde há alta incidência de sol, tanto pessoas quanto empresas estão cada vez mais conscientes da importância de consumir energia de forma mais sustentável”.

Cefas Rodrigues, diretor Comercial Regional Norte da Tokio Marine

Já na Tokio Marine, na carteira de PJ a Regional Norte cresce 18% no acumulado até o mês de maio deste ano, com destaque para os produtos de Riscos Nomeados e Garantia. “Nós desenvolvemos um seguro de Riscos Nomeados e Operacionais para atender a demandas variadas e específicas, de forma que o cliente, junto com seu corretor de confiança, possa realizar a contratação sob medida”, conta Cefas Rodrigues, diretor Comercial Regional Norte da Tokio Marine.

Segundo ele, a cobertura básica, por exemplo, cobre incêndios, incidência de raios, explosão e fumaça, e as adicionais contemplam diversas outras situações como vendaval, danos elétricos, roubo e furto mediante arrombamento, entre outras circunstâncias.

Ronaldo Dalcin, diretor Regional Comercial Nordeste da Tokio Marine

Conforme Ronaldo Dalcin, diretor Comercial Regional Nordeste da Tokio Marine, a carteira de produtos PJ como um todo vem apresentando um destaque histórico na Regional Nordeste, composta pelos estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.

“Se verificarmos o desempenho acumulado do ano até o mês de maio, estamos auferindo um crescimento de 40,3% na carteira PJ, fruto de uma atuação comercial especializada e estruturada, com apoio irrestrito dos nossos times da matriz”, observa Dalcin.

Mais atentos

Ribeiro observa que os corretores e as assessorias estão cada vez mais atentos a essa carteira. “Muitos estão ampliando seu portfólio para oferecer uma solução mais completa aos clientes, com uma visão 360º das necessidades deles. A carteira de Riscos Diversos traz oportunidades em diversos setores da economia, como construção civil, indústria, comércio e área médica. Por isso, tem despertado maior interesse por parte dos corretores”.

“A Tokio Marine vem fomentando o crescimento dos Produtos PJ em todo o Brasil, na região Norte não é diferente. Recentemente, inclusive, foi criado o cargo de gerente Comercial PJ com o objetivo de prestar um atendimento dedicado e especializado junto a nossos corretores e assessorias, incentivando-os a varejar nesses produtos, explorando o potencial de seus clientes. A iniciativa foi muito bem aceita entre nossos parceiros, sempre atentos a oportunidades de novos negócios nessa carteira”, destaca Rodrigues.

“Entendemos como um movimento bastante importante os corretores, direcionando esforços para a diversificação dos seus negócios. Vender mais para o mesmo cliente, aumentando a fidelização com a corretora, tem sido uma busca de grande parte dos nossos parceiros de negócios. Quanto mais produtos ativados para um mesmo cliente, mais fiel e blindado esse segurado estará à corretora”, completa Dalcin.

Conteúdo da edição 09 da Revista Aconseg Centro-Oeste

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