Área de Afinidades da Sabemi desponta com parcerias diferenciadas e a criação de operações ágeis e jornadas simples
Criada pela Sabemi Seguradora em 2023, a área de Affinity já apresenta grandes resultados para a companhia. O sucesso em tão pouco tempo é atribuído à reinvenção dos modelos de atuação e à entrega de diferenciais de mercado que tangibilizam os produtos a clientes e parceiros de forma mais eficiente.

“Um dos nossos pilares são as nossas parcerias estratégicas. Atrelamos nossas soluções diferenciadas às cadeias de negócios para distribuição dos nossos parceiros e ganhamos, assim, uma rápida escalabilidade”, explica Thiago Schmidt, head de Affinity da Sabemi, que está na companhia desde 2021, tem mais de 20 anos de experiência e conduziu a concepção da área na companhia.
Inovador, o modelo reinventou a maneira de se pensar o Affinity. “Saímos da caixa, olhamos tendências, nichos e necessidades reais. Isso tem surtido bastante efeito”, diz Schmidt.
Um dos cases que ilustram o sucesso da estratégia é a parceria com a Pitzi: a Sabemi possui alguns produtos que são distribuídos em toda a cadeia de vendas da Pitzi, que marca presença em varejistas, empresas de telefonia e em cooperativas.
“Construímos algumas soluções financeiras a quatro mãos que são comercializados sinergicamente pela Pitzi. Ao vender essas soluções agregadas ao seu produto core, a nossa parceira entrega ainda mais valor em suas operações”, ressalta o head da Sabemi.
Segundo Schmidt, três pontos garantem o sucesso dessa operação de larga escala e eficiência: criatividade, tecnologia e celeridade. “Precisamos ser criativos na formatação dos produtos para que eles sejam tangíveis e possam ser usufruídos em vida pelos nossos clientes. Além disso, precisamos desenvolver integrações tecnológicas simplificadas, com jornadas simples e inteligentes. Com esses dois pontos, garantimos o terceiro, a celeridade, que nos permite disponibilizar os nossos produtos em prazos bastante curtos”, ressalta o head da Sabemi. “Hoje, unimos estas premissas como uma tríade de eficiência”, complementa.
Resultados
Segundo Schimdt, Afinidades é um segmento complexo. “Não é simplesmente entregar uma cotação. Precisamos entender o nicho e suas personas, assim como a realidade econômica e social. Também é fundamental gerar necessidades ao cliente, facilitando o seu acesso na contratação a custos factíveis”, explica. O segredo, para ele, é entender cenários: “Estamos ganhando bastante espaço com visões mais realistas para termos resultados consistentes e longevos”.
A estratégia da Sabemi conta com dois eixos principais: as parcerias estratégicas, nas quais consegue ter uma expectativa de receita a curto prazo, e as operações mais tradicionais, que demandam maior tempo de maturação e têm expectativas de receita a médio prazo.
“Os últimos anos têm sido muito importantes para a Sabemi. Ampliamos a nossa distribuição, estamos em franca expansão da nossa base de corretores e entramos em mais um segmento de alta relevância com o seguro viagem Mundo Afora. Além disso, estamos consolidados na área de Afinidades, investindo em criatividade, tecnologia e celeridade para fortalecer cada vez mais a nossa presença neste segmento”, conclui o head.
Conteúdo da edição de junho (276) da Revista Cobertura